Voyeurismo e Exibicionismo

Desta vez, falaremos de dois opostos que são muito comuns em nossa sociedade e que às vezes você o é, e nem sabe: voyeurismo e exibicionismo.

Voyeurismo é uma palavra da língua francesa que significa “aquele que vê”. São pessoas que sentem prazer em observar as outras. Mas não se confunda achando que o voyeurista é apenas aquela pessoa que gosta de ver seu parceiro transando com outra. Essa, embora possa acontecer, é uma das práticas do cuckold - que falaremos num outro momento. Já o exibicionismo, pode ser classificado como o oposto: são pessoas que sentem prazer em se mostrar nus ou em ato, sendo o órgão sexual ou a prática, as partes mais comuns a serem expostas.

Podemos dizer que a mídia, de modo geral, acaba influenciando as pessoas ao voyeurismo e ao exibicionismo. As redes sociais, por exemplo, é um ambiente em que você pode expor e observar tanto a vida quanto o corpo do outro. É a mesma coisa com os canais televisivos, onde o corpo é tido como um modelo de beleza, e por meio deles acompanhamos a vida de um certo alguém. Mas então isso significa que quem assiste novelas é voyeurista? Não. Mas a mídia tem uma influência nisso.

E há um cuidado a ser tomado. Tanto o voyeurismo quanto o exibicionismo podem se tornar patologia caso seja muito excessivo e/ou comece a prejudicar a vida do praticante ou do outro, assim como acontece com qualquer tipo de fetiche. Mas o voyeur pode acabar se tornando um perseguidor, em casos graves, muitas vezes, não tendo o consentimento da pessoa observada, colocando-a em risco. Assim como o exibicionismo, que há casos em que as pessoas expõem o seu órgão sexual em público.

No interessante filme de Alfred Hitchcock, chamado Janela Indiscreta, há um grande indício de voyeurismo. É a estória de um homem que está confinado em seu apartamento por ter quebrado uma perna, e que começa a observar com um binóculos a vida de seus vizinhos até suspeitar que um homicídio pode ter acontecido.Mas o fato de ser voyeur ou exibicionista não é algo a se preocupar, quando tudo é feito com consentimento. Como sempre dizemos por aqui, o prazer só é bom de verdade, quando é gostoso para todas as partes. E quem é que não gosta de observar o corpo da pessoa que vai transar em seguida, não é mesmo? E quando o sexo é bom é ainda mais excitante!