Libido

Desta vez iremos conversar sobre um assunto bem interessante e que algumas pessoas ou não sabem o seu significado, ou nunca ouviram falar. Mas você pode ter esbarrado nele em algum filme, música ou texto. Estamos falando da palavra libido.

Há dois anos, inclusive, ela esteve numa das palavras mais pesquisadas no google, após conversas íntimas de um jogador de futebol terem sido publicadas, como a frase “Razão da minha libido”. Ou então, em uma música de um cantor de rock, Alice Cooper, no refrão “Feed my Frankenstein Meet my libido” da música Feed My Frankenstein.

Mas o que ela significa?

Ela vem do latim e significa anseio ou desejo. Atualmente, está relacionada ao desejo sexual. É a energia corporal do desejo sexual, um impulso para o desejo sexual e a preservação da espécie.

O ciclo menstrual tem uma influência muito grande na libido. No período fértil, o desejo sexual fica muito mais elevado. Esse é mais um dos motivos de ser tão importante falar sobre sexualidade e orgasmos femininos. Acariciem as suas pepekas!

A libido pode variar?

Assim como tudo, a libido pode ser mais constante em determinados momentos da vida. Algumas pessoas que não estão no seu período menstrual, por exemplo, podem não sentir muita vontade de transar.

Mas isso acontece independentemente de gênero ou sexo e é completamente normal! Muitas coisas ou comportamentos podem ter como consequência a falta de libido, como depressão, anorexia nervosa, medicamentos antidepressivos, etc.

Pessoas assexuais sentem pouca ou nenhuma libido, também. Mas isso não se trata de doença ou alguma disfunção. Isso também não significa que elas não transam ou não se apaixonam. Muitas até se masturbam.

O álcool aumenta a libido?

Muito pelo contrário! Embora você se sinta mais desinibido nas primeiras doses, é uma sensação enganosa. Pois quanto mais você bebe, mais concentrado o álcool fica no sangue, fazendo com que você demore mais para chegar ao orgasmo e podendo inclusive, inibí-lo! Quem nunca foi num motel com alguém e esse alguém simplesmente caiu de sono ou teve um desempenho não satisfatório na cama?

Mas como potencializá-la?

Já é sabido que uma boa alimentação e exercícios físicos são ótimos para o bom funcionamento do nosso corpo. E esses hábitos também ajudam a potencializar a nossa libido. Vamos listar mais algumas coisas que você pode fazer para melhorá-la:

  • Exercícios de Kegel e pompoarismo - os exercícios de Kegel são uma série de exercícios para o fortalecimento da região pélvica, melhorando a circulação no local e ajudando também pessoas com incontinência urinária. E pompoarismo consiste em exercícios vaginais que além de ajudar como o anterior, a mulher consegue fazer contrações musculares na vagina, aumentando o prazer de ambos;
  • Alimentos afrodisíacos: pimenta, açafrão e pimenta potencializam a circulação sanguínea, melhorando o prazer sexual. Mas precisam ser consumidos diariamente para fazerem efeito. Existem chás e suplementos, também. Mas sempre procure uma nutricionista para dar as melhores indicações de alimentos e quantidades corretas para o melhor resultado;
  • Lubrificante: Muitas pessoas, de vez em quando, se incomodam com o atrito das genitálias, principalmente quando os corpos não produzem lubrificação natural o suficiente. Então, utilizar lubrificantes à base de água antes e durante o ato sexual pode ajudar no prazer de ambos;
  • Tomar sol: você sabia que além de nos fornecer vitamina D, o sol ainda melhora a autoestima e a produção hormonal feminina? Mas claro, faça isso pela manhã, até às 9h e à tarde, após as 14h. São nesses horários que a inclinação do planeta em relação ao sol está mais favorável, não sendo prejudicial à saúde.

Além de tudo isso, o autoconhecimento íntimo e a confiança íntima entre o casal é essencial para saberem o que mais dá prazer um para o outro.

O que causa mais libido em você, já parou para pensar? Essa é uma boa reflexão para entender o que mais lhe atrai e usar isso ao seu favor.